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POR QUE NÃO DEVEM GIRAR O UMBIGO

POR QUE NÃO DEVEM GIRAR O UMBIGO

Neste artigo, (Cristina Gonzáles Castro) explico por que a coluna não deve ser girada do umbigo durante a Caminhada Nórdica. Caso restem dúvidas, recomendo consultar um fisioterapeuta ou fisiologista do exercício, que será capaz de explicar com mais detalhes o que é afirmado aqui.
A rotação da coluna vertebral é uma parte importante da técnica da Caminhada Nórdica, desde que seja necessário dissociar o movimento da cintura pélvica e do ombro. Geralmente chamamos isso de contra-rotação e é algo que ocorre naturalmente na marcha humana e que será maior quanto maior o passo. De fato, quando colocamos a perna direita para frente, esse movimento será acompanhado por outra torção do tronco e ultrapassagem do ombro esquerdo.
Como você sabe, a coluna é dividida em: coluna cervical (7 vértebras), coluna dorsal (12 vértebras), coluna lombar (5 vértebras), sacro e cóccix. As vértebras dos diferentes segmentos têm características anatômicas diferentes, ou seja, não são todas iguais, nem em tamanho nem em estrutura. Precisamente essas diferenças favorecem certos movimentos e limitam outros.
Por que o título deste artigo? Porque o umbigo corresponde aproximadamente à vértebra L3. Na coluna lombar, há uma boa variedade de movimentos de extensão-flexão e inclinação lateral; mas suas vértebras são projetadas para limitar o movimento rotacional, que é de apenas 10-13 ° para cada lado (2 ° para cada vértebra), comparado a 30-35 ° para cada lado da coluna dorsal. Isso se deve principalmente ao fato de as articulações facetárias da área lombar estarem orientadas no plano sagital (B), enquanto as da área dorsal estão orientadas no plano frontal (A), o que obviamente permite muito mais rotação.

Isso é de importância crucial quando falamos de movimento. O conjunto dorsal-lombar pode girar um total de 45 °, mas forçar a rotação na coluna lombar aumenta o risco de lesões. Além disso, seria produzida pressão excessiva nos ligamentos e nos discos intervertebrais, pois quando uma vértebra gira sobre outra nesta área, também ocorre um deslocamento do corpo vertebral, o que causa cisalhamento do disco intervertebral. De fato, uma rotação de apenas 3 ° em uma vértebra individual da área lombar já é um alto risco de lesão.
"Forçar a rotação na região lombar aumenta o risco de lesão"
Essa rotação excessiva no nível lombar pode ser produzida voluntariamente, concentrando a atenção na rotação "desta" área; Mas há uma segunda razão pela qual a região lombar pode ser tensionada e essa é a falta de mobilidade na coluna dorsal. Neste segundo caso, e para compensar a falta de rotação na área dorsal, a área lombar é arrastada para rotação excessiva.
Um dos fatores importantes na rotação do tronco e na mobilidade da cintura escapular é o grau de extensão-flexão da coluna dorsal. O adulto médio tem 40-45 ° de cifose natural quando está de pé, ou seja, quando está de pé, ele tem uma curvatura natural que leva a coluna dorsal a estar entre 40-45 ° de flexão. A partir desta posição, ele pode flexionar cerca de 35 ° mais e estender 20-25 °. Em resumo, quando falamos em extensão da coluna dorsal, estamos realmente falando em flexão limitada, já que mesmo em "extensão" estará em 15-20 ° de flexão. O estilo de vida atual não favorece a higiene postural, uma vez que passamos muito tempo curvados para a frente; no entanto, manter a mobilidade correta da coluna é essencial para um movimento seguro e eficaz.
Lembre-se
Embora a zona do umbigo, L3, seja a da convergência das forças torcionais anterior e posterior do tronco, a coluna lombar possui rotação limitada. A instrução para girar "do umbigo" ou "da cintura" nunca deve ser dada; falando de rotação, devemos nos concentrar na coluna dorsal e não na lombar. Por outro lado, a coluna lombar é projetada para fornecer estabilidade, enquanto a coluna dorsal é projetada para fornecer mobilidade. Para uma rotação correta, é necessário manter a mobilidade da coluna dorsal.
Referências
·       Neumann, DA (2010). Cinesiologia do sistema músculo-esquelético: Fundamentos para a reabilitação (2ª ed.). St. Louis, Missouri: Mosby Elsevier.
·       Sahrmann, S. (2010). Síndromes de Comprometimento do Sistema de Movimento das Extremidades, Espinhas Cervicais e Torácicas. Elsevier Ciências da Saúde.

·       Life & health coach, especialista em exercícios e popularizador
·       Graduado em Ciências do Esporte, Saúde e Exercício pela Universidade de Surrey
·       Graduado em Radioterapia e Oncologia pela Universidade de Londres
·       Pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada e Psicologia de Coaching pela University of East London
·       Instrutor de caminhada nórdica desde 2006 e instrutor para instrutores da INWA-Espanha desde 2012
·       Presidente do Comitê de Treinamento da Federação Internacional de Caminhada Nórdica (INWA) de 2016 a 2019
·       Autor do livro “Nordic Walking. Chaves para uma técnica eficaz e segura ”  usada como livro na Universidade de Verona (Itália)
·       Registro Europeu de Profissionais de Exercício (EREPS) EFQ 6: Especialista em saúde avançada e exercício nº40443 


WEBSITE: www.4trebol.com

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