Pular para o conteúdo principal

O que é Caminhada Nórdica (Nordic Walking) ?

O que é Caminhada Nórdica?

A Caminhada Nórdica é uma forma de caminhada que inclui não apenas a ação das pernas como na caminhada normal, mas também a parte superior do corpo. Trata-se de caminhar com dois bastões.
É um novo movimento que favorece todo o corpo. É agradável e muito eficaz e age de maneira suave mas eficiente, melhorando a força muscular, o sistema cardiovascular, a coordenação e a mobilidade.

                                                                        A Técnica

A Caminhada Nórdica não se limita ao simples "andar com bastões". 
Cientistas e pesquisadores em biomecânica e fisiologia do esporte estudaram e aperfeiçoaram a técnica, que permite que até 90% dos músculos sejam ativados e obtenha muitos benefícios. Importante é aprender a técnica correta com instrutores certificados.

Qual a origem da Caminhada Nórdica?
História e situação atual
A Caminhada Nórdica é hoje uma das atividades físicas recreativas de crescimento mais rápido no mundo. Tem suas raízes na Finlândia, onde "caminhar com bastões" foi introduzido como um método de treinamento de verão entre os praticantes de esqui de fundo. A Caminhada Nórdica, na sua forma atual, data do final dos anos 90, quando os bastões especiais para sua prática surgiram pela primeira vez no mercado. Rapidamente, a Caminhada Nórdica se espalhou pelos principais países do norte da Europa, atingindo cerca de 3,5 milhões de praticantes no final de 2004, e hoje são mais de 10 milhões de praticantes.
Hoje, como parte da prevenção de doenças coronárias e pulmonares e em vários programas de reabilitação, a seguridade social alemã subsidia boa parte de um curso de Caminhada Nórdica.

Os bastões
Os bastões, feitos de materiais muito leves, têm uma ponta fina de metal em uma extremidade e um sistema de "LUVAS" para prender a mão e o pulso. Essa fixação faz do bastão uma extensão do braço e permite que o praticante caminhe com uma técnica especial, que é muito vantajosa para a condição física e a saúde geral.

Um treinamento para todos

Praticamente todas as pessoas podem fazer Caminhada Nórdica:
·       Pessoas que nunca praticaram esportes.
·       Pessoas idosas, pessoas com problemas nas costas, osteoporose, doenças crônicas.
·       Pessoas com sobrepeso (estimula o metabolismo da gordura)
·       Também é ideal para os atletas como mais uma alternativa em seu plano de treinamento.
·       Em suma, é benéfico para quem quer fazer algo para melhorar sua saúde.

 

Onde é praticada a Caminhada Nórdica?

A Caminhada Nórdica é praticada em quase todos os lugares, mas de preferência em superfícies lisas e caminhos largos. Dependendo da condição física dos praticantes, as trilhas de asfalto, concreto, terra, areia, praia e grama são escolhidas de completamente plana (em aprendizado, idosos, em reabilitação) a terrenos levemente ondulados e montanhosos para treinamento intenso ou passeios. 
Vantagens da Caminhada Nórdica
  • ·       É muito mais eficaz do que a caminhada normal, sem bastões;
  • ·       Ajuda a perder peso;
  • ·       O estresse nas articulações é muito menor do que na corrida;
  • ·       Em até 90% dos músculos do corpo são ativados;
  • ·       Aumenta o suprimento de oxigênio;
  • ·       Melhora a postura corporal;
  • ·       Ajuda e eliminar o estresse;
  • ·       Otimize o trabalho do coração;
  • ·       Fortalece o sistema imunológico;
  • ·       Retarda o envelhecimento;


E, além disso, é muito divertido !

Fonte: FENWA (Federação Espanhola de Nordic Walking)

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo de atividades físicas

A Caminhada Nórdica (Nordic Walking) é uma atividade completa para todas as idades tendo baixo impacto e movimentando 90% dos músculos .  Aqui temos um comparativo entre a Caminhada Nórdica , Caminhada normal e bike . Utilizando-se uma quantidade maior de músculos, temos um gasto calórico maior entre 25 e 30% . Ótima atividade para quem quer e precisa emagrecer fazendo uma atividade física muito saudável. 

Abrir e fechar a mão com Bastões de Caminhada Nórdica

👉Neste video de 38segundos dica rápida na técnica de utilizar os bastões de CAMINHADA NÓRDICA pelo método ALFA .  Bastões em Nordic Walking são para IMPULSIONAR para frente, não são bengalas de apoio.