Pular para o conteúdo principal

O TRABALHO DO TRONCO NA CAMINHADA NÓRDICA

Sabe-se que a Caminhada Nórdica (Nordic Walking) envolve aumento da ativação muscular nos membros superiores e inferiores, e vários estudos corroboram esse fato. No entanto, a musculatura do tronco também desempenha um papel fundamental, pois modula o trabalho da parte inferior e superior do corpo, proporcionando equilíbrio e estabilidade corporal à coluna vertebral. Na Caminhada Nórdica, essa musculatura do tronco também assume um papel especial, pois busca uma contra rotação equilibrada da cintura pélvica e do ombro. De fato, será necessário maior controle para neutralizar as forças de torque causadas pelo alongamento do passo e pelo uso dos bastões.


Isso ocorre porque no primeiro caso, uma maior extensão da passagem significa que a rotação pélvica é aumentada e, no segundo caso, porque a força exercida através dos bastões gera uma força de rotação maior. Na figura pode ser visto que a rotação ocorre no plano transversal e ao redor do eixo vertical; ambas ações descritas exigirão forças que neutralizem as referidas forças de torque e essas forças serão geradas pelos músculos do tronco.

A Caminhada Nórdica utiliza músculos envolvidos no controle postural, os músculos paravertebrais trabalham em conjunto com os músculos da região abdominal e pélvica, bem como com o sistema nervoso central (responsável pela área motora, equilíbrio e reflexos) para garantir uma boa postura. A verdade é que existem estudos que concluíram melhorias posturais após uma intervenção da Caminhada Nórdica, no entanto, não são muitos e aqueles que estão em populações em que a estabilidade dinâmica é comprometida, como idosos e sobreviventes do câncer de mama.


Um estudo científico recente realizado na Polônia levantou a hipótese de que praticar Caminhada Nórdica melhoraria a força e a resistência dos músculos do tronco e, portanto, a estabilidade dinâmica e a estabilidade da coluna vertebral (Hanuszkiewicz, Woźniewsk & Malicka, 2020). Nele, 39 mulheres submetidas ao tratamento do câncer de mama foram divididas em um grupo de intervenção para Caminhada Nórdica (n = 19) e um grupo controle (n = 20) que seguiu um programa geral de exercícios. Foi utilizada uma avaliação isocinética, que, simplesmente, é um método objetivo de avaliação funcional que leva em consideração força máxima, potência e resistência muscular; e isso é feito com um dinamômetro isocinético.

A intervenção Caminhada Nórdica consistiu em um programa de 8 semanas com duas sessões semanais de 45 minutos. De acordo com a hipótese do estudo, conclui que uma intervenção de Caminhada Nórdica de 8 semanas é eficaz para melhorar a força isocinética e a resistência dos músculos do tronco. Especificamente, foi observada maior ativação dos músculos flexores e extensores do tronco.

Em resumo, dadas as implicações da musculatura do tronco no controle postural e na estabilidade dinâmica, são necessários mais estudos para avaliar os efeitos aparentemente benéficos da Caminhada Nórdica nessa área.


Traduzido do original web page: https://4trebol.com/2020/05/07/el-trabajo-del-tronco-en-marcha-nordica/ 

 

Referências:

·       Boccia, G., Zoppirolli, C., Bortolan, L., Schena, F. e Pellegrini, B. (2017). Sinergias musculares compartilhadas e específicas da tarefa da caminhada nórdica e da caminhada convencional. Revista Escandinava de Medicina e Ciência no Esporte .

·       Dalton, C. & Nantel, J. (2016). Caminhada nórdica melhora o alinhamento postural e leva a um padrão de marcha mais normal após 8 semanas de treinamento: um estudo piloto. Revista de envelhecimento e atividade física .

·       Hanuszkiewicz, J., Malicka, I., Barczyk-Pawelec, K., & Woźniewski, M. (2015). Efeitos de formas selecionadas de atividade física na postura corporal no plano sagital em mulheres pós-tratamento para câncer de mama. Journal of back and reabilitação músculo-esquelética ,  28 (1), 35-41.

·       Hanuszkiewicz, JM, Woźniewsk, M., & Malicka, I. (2020). A influência do Nordic Walking na resistência muscular isocinética do tronco e nas curvaturas da coluna vertebral sagital em mulheres após o tratamento do câncer de mama. Acta of Bioengineering & Biomechanics ,  22 (2).

·       Kocur, P., Wiernicka, M., Wilski, M., Kaminska, E., Furmaniuk, L., Maslowska, MF, & Lewandowski, J. (2015). A caminhada nórdica melhora os parâmetros de controle postural e da marcha de mulheres entre 65 e 74 anos: um estudo randomizado. Journal of Physical Therapy Science ,  27 (12), 3733-3737.

·       Pellegrini, B., Boccia, G., Zoppirolli, C., Rosa, R., Stella, F., Bortolan, L., ... & Schena, F. (2018). Respostas musculares e metabólicas a diferentes técnicas de caminhada nórdica, quando o estilo é importante. PloS one ,  13 (4), e0195438.


 Sobre a Autora: Cristina González Castro

·       Life & health coach, especialista em exercícios e popularizador

·       Formado em Ciências do Esporte, Saúde e Exercício pela Universidade de Surrey

·       Graduado em Radioterapia e Oncologia pela Universidade de Londres

·       Pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada e Psicologia de Coaching pela University of East London

·       Instrutor de caminhada nórdica desde 2006 e instrutor para instrutores da INWA-Espanha desde 2012

·       Presidente do Comitê de Treinamento da Federação Internacional de Caminhada Nórdica (INWA) de 2016 a 2019

·       Autor do livro “Nordic Walking. Chaves para uma técnica eficaz e segura ”  usada como livro na Universidade de Verona (Itália)

·       Registro Europeu de Profissionais de Exercício (EREPS) EFQ 6: Especialista em saúde avançada e exercício nº40443 

- Treinamento em caminhada nórdica desde 2006 -


Postagens mais visitadas deste blog

O que é Caminhada Nórdica (Nordic Walking) ?

O que é Caminhada Nórdica? A Caminhada Nórdica é uma forma de caminhada que inclui não apenas a ação das pernas como na caminhada normal, mas também a parte superior do corpo. Trata-se de caminhar com dois bastões. É um novo movimento que favorece todo o corpo . É agradável e muito eficaz e age de maneira suave mas eficiente, melhorando a força muscular, o sistema cardiovascular, a coordenação e a mobilidade.                                                                         A Técnica A Caminhada Nórdica não se limita ao simples "andar com bastões".  Cientistas e pesquisadores em biomecânica e fisiologia do esporte estudaram e aperfeiçoaram a técnica, que permite que até 90% dos músculos sejam ativados e obtenha muitos benefícios. Importante é aprender a técnica correta com instrutores certificados. Qual a origem da Caminhada Nórdica? História e situação atual A Caminhada Nórdica é hoje uma das atividades físicas recreativas de crescimento mais rápido

Você sabia que Caminhada Nórdica auxilia no tratamento da dor ?

✅ Luciane Duarte Rosa , educadora física e instrutora da FENWA (Federação Espanhola de Nordic Walking), sendo entrevistada pelo Dr.Renato Bender , anestesista  pós-graduado no Serviço de Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos , Acupuntura Médica, Medicina do Esporte, Medicina Intervencionista da Dor e Medicina Regenerativa e h oje dedicando integralmente à  Medicina da Dor .  #caminhadanordica #nordicwalking #marchanordica #saude #medicinadador #qualidadedevida #caminhada 

História da Caminhada Nórdica

História da Caminhada Nórdica A atividade originada na Escandinávia, especificamente da Finlândia, onde os esquiadores de cross-country começaram nos anos 30 do século passado, eles também começaram a treinar no verão, na ausência de neve. Nos anos 80,  Tom Rutlin  introduziu o Pole Walking nos EUA, introduzindo o uso de bastões semelhantes aos do esqui alpino. No entanto, o  Nordic Walking,  como o conhecemos hoje, foi introduzido pela primeira vez na Finlândia pela marca de equipamentos esportivos Exel em 1997. Um ano antes, em 1996, um graduado em ciências da atividade física,  Marko Kantaneva , comunicou os resultados de seus estudos e testes com bastões à empresa Exel. Juntos, eles aperfeiçoaram um conceito de movimento que recebeu o nome finlandês de "Sauvakäveli", "andando com bastões". Em 1997, sua apresentação foi introduzida na Finlândia como uma forma de treinamento autônomo, recebendo então o nome de "Caminhada Nórdica" (Nordic Walking)