Pular para o conteúdo principal

Entenda a Caminhada Nórdica ou Nordic Walking


 O que é Caminhada Nórdica (Nordic Walking)?

É um exercício físico aeróbico moderado que surgiu na Finlândia, a partir do cross-country (esqui de fundo). Consiste em caminhar com dois bastões, impulsionando ao mesmo tempo em que nos apoiamos neles. Isso desenvolve os músculos da parte superior do tronco, reduzindo a sobrecarga das articulações inferiores do tronco e melhorando a mobilidade das costas e a postura corporal. Isso também ajuda a reduzir a sensação de fadiga na mesma distância percorrida com caminhada normal.
A Caminhada Nórdica pode ser usada tanto na prevenção e tratamento ou reabilitação de patologias cardiovasculares ou doenças crônicas. Ela reduz a fragilidade e retarda os processos de envelhecimento funcionais. É uma atividade acessível, exigindo apenas um pequeno investimento de dois bastões. Quando realizada em grupo e em paisagens naturais, agrega benefícios sociais e mentais aos físicos. Pode ser realizada do ponto de vista da reabilitação, mas também do ponto de vista lúdico, como condicionamento físico ou treinamento, ou pode ser um esporte competitivo. Enfim, é uma atividade capaz de se adaptar ao objetivo proposto.
A Caminhada Nórdica é muito mais do que andar com bastões. Com os bastões se pode aquecer, caminhar, alongar, fazer exercícios específicos para força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação, jogar, praticar mindfulness e fazer fotos e vídeos dos exercícios.
Você pode caminhar sozinho ou acompanhado, com seu parceiro ou com amigos, com seus filhos ou seus netos, promovendo relacionamentos inter-geracionais. Pode-se praticar no campo, nos parques, no asfalto, na praia ou nas montanhas.
Ensinamos a melhor técnica para adaptar a Caminhada Nórdica à situação de base de cada um.
           O treino de Caminhada Nórdica, traz benefícios motores, cognitivos e emocionais aos praticantes. Além disso, proporciona a melhora do sistema cardiovascular e respiratório, aumento da flexibilidade e fortalecimento dos músculos.
Outro benefício que se destaca com o uso dos bastões é auxílio no equilíbrio, trazendo uma maior estabilidade e assim diminuindo a possibilidade de quedas. Esta é uma questão de extrema importância para os idosos, que ficam mais suscetíveis a perda de equilíbrio e de força.
O prazer pela prática desta atividade não apenas representa, por si só, mecanismo inibidor dos efeitos de doenças, como, igualmente, produz resultados físicos relevantes no desenvolvimento integral do indivíduo. Esta modalidade de esporte também proporciona o desenvolvimento psicomotor, a flexibilidade, agilidade, resistência e força muscular, reduzindo os índices de obesidade e sedentarismo, que representam um problema dos mais relevantes no contexto atual, e também são motivadores do presente projeto.
Cabe salientar que a Caminhada Nórdica também é uma valiosa ferramenta no tratamento da doença de Parkinson, já comprovada em estudos realizados em vários países, inclusive aqui no Brasil, na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Assim, este projeto tem como viés propulsor melhorar a qualidade de vida e saúde, incorporando a prática do esporte como paradigma salutar e indispensável para o bem estar físico, cognitivo e emocional na vida dos praticantes.
A vivência a partir de uma modalidade sem contato físico direto, mas que pode ser feita em grupo, permite a melhora da consciência corporal, do equilíbrio das ações, e ainda incentiva a sociabilização e o respeito à individualidade do outro. Estas situações estimulam a superação, a tolerância e o respeito, independentemente da condição econômico-social da cada um, de sua cor, de sua raça e de suas habilidades singulares.
           O principal objetivo da “Caminhada Nórdica BR” é aproximar os cidadãos de uma atividade saudável e incorporá-la no seu dia a dia para melhorar a sua qualidade de vida a curto prazo, dando-lhes ferramentas para adquirir hábitos saudáveis. É uma atividade muito apropriada para todos os grupos populacionais, de fácil aprendizagem e que proporciona inúmeros benefícios à saúde nos campos fisiológico, psicológico e social.
           Buscamos oferecer uma nova opção de atividade física, que trabalha 90% da musculatura corporal com menos desgaste nas articulações dos membros inferiores e um maior gasto calórico, podendo ser praticada junto à natureza.


Luciane e Christianio
Instrutores:


Luciane Duarte Rosa (Diretora técnica da Caminhada Nórdica BR)

Educadora Física
Instrutora FENWA (Federação Espanhola de Nordic Walking)
Nível I e II
CREF2/RS 009507-G/RS

Christiano Wide (Diretor de marketing)
Administrador
Instrutor FENWA  (Federação Espanhola de Nordic Walking)
Nível I e II

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Caminhada Nórdica (Nordic Walking) ?

O que é Caminhada Nórdica? A Caminhada Nórdica é uma forma de caminhada que inclui não apenas a ação das pernas como na caminhada normal, mas também a parte superior do corpo. Trata-se de caminhar com dois bastões. É um novo movimento que favorece todo o corpo . É agradável e muito eficaz e age de maneira suave mas eficiente, melhorando a força muscular, o sistema cardiovascular, a coordenação e a mobilidade.                                                                         A Técnica A Caminhada Nórdica não se limita ao simples "andar com bastões".  Cientistas e pesquisadores em biomecânica e fisiologia do esporte estudaram e aperfeiçoaram a técnica, que permite que até 90% dos músculos sejam ativados e obtenha muitos benefícios. Importante é aprender a técnica correta com instrutores certificados. Qual a origem da Caminhada Nórdica? História e situação atual A Caminhada Nórdica é hoje uma das atividades físicas recreativas de crescimento mais rápido

Comparativo de atividades físicas

A Caminhada Nórdica (Nordic Walking) é uma atividade completa para todas as idades tendo baixo impacto e movimentando 90% dos músculos .  Aqui temos um comparativo entre a Caminhada Nórdica , Caminhada normal e bike . Utilizando-se uma quantidade maior de músculos, temos um gasto calórico maior entre 25 e 30% . Ótima atividade para quem quer e precisa emagrecer fazendo uma atividade física muito saudável. 

Abrir e fechar a mão com Bastões de Caminhada Nórdica

👉Neste video de 38segundos dica rápida na técnica de utilizar os bastões de CAMINHADA NÓRDICA pelo método ALFA .  Bastões em Nordic Walking são para IMPULSIONAR para frente, não são bengalas de apoio.