Pular para o conteúdo principal

A Caminhada Nórdica oferece benefícios sustentados para a saúde de pacientes cardíacos

A Caminhada Nórdica oferece benefícios sustentados para a saúde de pacientes cardíacos

 Junho de 2022


 


Pesquisadores comparando os efeitos prolongados dos exercícios de reabilitação cardiovascular em pacientes com doença arterial coronariana determinam que a caminhada nórdica confere benefícios adicionais à saúde.


Todos os exercícios são bons, e alguns são melhores do que nenhum, mas os benefícios para a saúde da caminhada nórdica são superiores, segundo o estudo.

Programas de reabilitação cardiovascular e exercícios em geral são conhecidos por melhorar a saúde de pessoas com doenças cardíacas. No entanto, pouco se sabe sobre se tais melhorias são sustentadas após o término de um programa. Ou seja, até agora.

Pesquisadores comparando os efeitos sustentados dos exercícios de reabilitação cardiovascular em pacientes com doença arterial coronariana determinaram que a caminhada nórdica confere benefícios adicionais à saúde.

“Estatisticamente e clinicamente superior”

A Dra. Jennifer Reed é diretora do Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde Cardiovascular do Instituto do Coração da Universidade de Ottawa (UOHI), e autora recente de um estudo que descobriu que a caminhada nórdica é “estatisticamente e clinicamente superior” ao treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e treinamento contínuo de intensidade moderada a vigorosa (MICT) no aumento da capacidade funcional em pacientes com doença arterial coronariana matriculados em reabilitação cardíaca.


 


No Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde Cardiovascular da UOHI, a Dra. Jennifer Reed e sua equipe realizam pesquisas clínicas em ciência do exercício, reabilitação e prevenção cardiovascular e saúde da mulher. Entre seus interesses de pesquisa estão maneiras de gerenciar e tratar arritmias com exercícios, novas estratégias de treinamento de exercícios para mulheres com doenças cardiovasculares e intervenções no local de trabalho para melhorar a saúde cardiovascular.


Tasuku Terada, um pós-doutorando sob a supervisão do Dr. Reed na UOHI, desde então publicou um segundo estudo de acompanhamento com resultados semelhantes, enfocando apenas a sustentabilidade dos efeitos do exercício ao longo do tempo.

Quando comparados diretamente, HIIT, MICT e caminhada nórdica têm efeitos prolongados semelhantes na qualidade de vida geral e específica da doença e nos sintomas de depressão. No entanto, para aumentar a capacidade funcional, os efeitos prolongados da caminhada nórdica são, novamente, superiores.

A capacidade funcional refere-se à capacidade de uma pessoa realizar tarefas físicas e é um importante preditor de eventos cardiovasculares futuros.

“Nossa pesquisa é nova, pois é a primeira a comparar simultaneamente os efeitos sustentados de diferentes programas de exercícios que podem ser prontamente incorporados ao exercício diário. Nossas descobertas podem afetar o atendimento ao paciente, fornecendo opções alternativas de exercícios com base em seus interesses e necessidades”.

- Tasuku Terada, pós-doutorando, UOHI

“A preferência do paciente deve ser considerada”

Se ficar ativo é a coisa mais próxima de uma pílula mágica para uma boa saúde , os profissionais de saúde podem prescrever a caminhada nórdica para pessoas com doença arterial coronariana. No entanto, apesar de suas descobertas, Terada e Reed afirmam que “qualquer exercício é bom, e algum exercício é melhor do que nenhum”.




 


Tasuku Terada estudou uma variedade de abordagens para otimizar o uso de exercícios para melhorar a saúde cardiovascular, incluindo exercícios intervalados de alta intensidade e exercícios em jejum. Seus futuros interesses de pesquisa consistem em explorar o papel do exercício na neutralização do desenvolvimento ou progressão de condições crônicas de saúde, incluindo, mas não se limitando a, obesidade, diabetes e os riscos associados a essas condições.


Embora os pacientes sejam incentivados a manter um estilo de vida ativo após a conclusão da reabilitação cardiovascular baseada em exercícios, a adesão ao exercício estruturado permanece baixa e o envolvimento da atividade física diminui significativamente no ano após o término da programação.

“Queremos ver mais pacientes aderindo à reabilitação cardiovascular e incorporando a atividade física como parte de um regime de exercícios diários”, disse Terada. “Ficar ativo é a ferramenta mais eficaz que uma pessoa pode usar para melhorar sua saúde geral.” 

Ao prescrever exercícios para reabilitação cardiovascular, Terada, Reed et al . concluir: “A preferência do paciente deve ser considerada”.



Então, o que é Caminhada Nórdica, afinal?

A caminhada nórdica é uma versão de “corpo total” da caminhada convencional. É realizado com o uso de bastões de caminhada semelhantes aos bastões de esqui.


 


 

A técnica é simples: os caminhantes nórdicos agarram sua vara e empurram para baixo quando ela encontra o chão. À medida que a vara se arrasta atrás do corpo, o caminhante solta a pegada. O andador balança o bastão pela alça de pulso enquanto eles se impulsionam para a frente em sua perna principal. Manter os braços relaxados e os bastões atrás do corpo são elementos-chave da técnica adequada de “agarrar e soltar”.


O exercício recruta os músculos centrais, superiores e inferiores do corpo enquanto reduz o estresse de carga no joelho, o que, segundo Terada, pode explicar por que resultou em maiores melhorias na capacidade funcional dos participantes do estudo.

Os caminhantes nórdicos consomem mais oxigênio, queimam mais calorias e têm uma resposta mais rápida da frequência cardíaca do que a caminhada convencional.



 

Os bastões de caminhada nórdica vêm em versões de eixo não ajustável disponíveis em diferentes comprimentos e versões telescópicas com travas de torção para ajustar o comprimento. Os bastões de uma peça não ajustáveis são mais fortes e mais leves, mas devem ser adaptados ao usuário. Os postes telescópicos são mais transportáveis.


A caminhada nórdica é um exercício de baixo impacto adequado para pessoas de qualquer idade e todos os níveis de condicionamento físico. Pode ser realizado em qualquer superfície caminhável e em qualquer clima, tornando-se uma atividade física versátil para qualquer época do ano.


Fonte: https://www-ottawaheart-ca.translate.goog/the-beat/2022/06/15/nordic-walking-provides-sustained-health-benefits-heart-patients?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Caminhada Nórdica (Nordic Walking) ?

O que é Caminhada Nórdica? A Caminhada Nórdica é uma forma de caminhada que inclui não apenas a ação das pernas como na caminhada normal, mas também a parte superior do corpo. Trata-se de caminhar com dois bastões. É um novo movimento que favorece todo o corpo . É agradável e muito eficaz e age de maneira suave mas eficiente, melhorando a força muscular, o sistema cardiovascular, a coordenação e a mobilidade.                                                                         A Técnica A Caminhada Nórdica não se limita ao simples "andar com bastões".  Cientistas e pesquisadores em biomecânica e fisiologia do esporte estudaram e aperfeiçoaram a técnica, que permite que até 90% dos músculos sejam ativados e obtenha muitos benefícios. Importante é aprender a técnica correta com instrutores certificados. Qual a origem da Caminhada Nórdica? História e situação atual A Caminhada Nórdica é hoje uma das atividades físicas recreativas de crescimento mais rápido

Comparativo de atividades físicas

A Caminhada Nórdica (Nordic Walking) é uma atividade completa para todas as idades tendo baixo impacto e movimentando 90% dos músculos .  Aqui temos um comparativo entre a Caminhada Nórdica , Caminhada normal e bike . Utilizando-se uma quantidade maior de músculos, temos um gasto calórico maior entre 25 e 30% . Ótima atividade para quem quer e precisa emagrecer fazendo uma atividade física muito saudável. 

Abrir e fechar a mão com Bastões de Caminhada Nórdica

👉Neste video de 38segundos dica rápida na técnica de utilizar os bastões de CAMINHADA NÓRDICA pelo método ALFA .  Bastões em Nordic Walking são para IMPULSIONAR para frente, não são bengalas de apoio.