Pular para o conteúdo principal
A prática do nordic walking, ou caminhada nórdica, invadiu a Alemanha.
Fazer longas caminhadas com o apoio de dois bastões similares ao do esqui é a mais nova mania entre os alemães.
Encontrar uma pessoa caminhando rápido com o apoio de dois bastões pode, à primeira vista, parecer bastante estranho. Muitos não escondem o riso e acham a cena “coisa de louco”. Na Alemanha, a prática da caminhada nórdica, originalmente nordic walking, é o esporte do momento e conta com um número cada vez maior de adeptos.
Eles caminham a passos rápidos pelas montanhas, florestas e até na beira dos rios, unindo o esporte à agradável apreciação da natureza. Proveniente da Finlândia, este tipo de caminhada teve origem nos esportes de inverno escandinavos. Já que o esqui não pode ser praticado sem a presença de neve suficiente no solo, os alpinistas inventaram a caminhada com os bastões para os meses mais quentes do ano.
A caminhada nórdica é feita com um ritmo acelerado, sem chegar a ser uma corrida. Os braços são apoiados nos bastões que, por sua vez, ficam presos no pulso com uma cordinha para evitar que escorreguem. Na Alemanha, o esporte começou a ser praticado primeiramente no sul, nas regiões montanhosas. Lá já existem inclusive pistas e rotas específicas para este tipo de caminhada. Os adeptos andam geralmente em grupos, mas há os que preferem curtir o trajeto sozinhos.
Simples e eficiente
Um dos segredos do sucesso deste esporte na Alemanha, que já invadiu todos os Estados do país, talvez seja sua praticidade. Não exige muita concentração, nem um esforço sobre-humano. Mesmo com um ritmo menos intenso de caminhada, a queima de gordura acontece, uma vez que 90% da musculatura é estimulada. Em outras palavras, excelente para quem deseja emagrecer.
A dica para os principiantes é começar a andar com os bastões em terreno plano. Os bastões, aliás, devem ser bem escolhidos e adequados à altura de cada um. Durante a fase de aquecimento, as mãos devem segurar os bastões com firmeza. Depois, eles devem ficar soltos nos pulsos e apenas pegos individualmente, a cada passo.
O bastão que faz a diferença
Caminhar com ou sem bastões, acredite, faz diferença. Eles ajudam a melhorar a postura, amenizam o impacto sobre as articulações das pernas, joelhos e calcanhares. Além de exercitar os membros inferiores, induzem à utilização dos membros superiores e a musculatura do tórax.
Os especialistas costumam recomendar este tipo de caminhada para quem deseja praticar esporte, mas tem problemas nas articulações dos joelhos, quadris e coluna vertebral, já que propicia um alívio de até 30%na carga sobre o aparelho locomotor.
Agora é moda
Não é à toa que a caminhada nórdica virou moda na Alemanha. Estima-se que seis milhões de pessoas já aderiram ao esporte no país. O curioso é que a maioria é do sexo feminino. “As mulheres são mais determinadas”, tentou explicar o treinador Bernd Schäufle, autor de um livro detalhado sobre o nordic walking.
O instituto alemão para o walking classifica os diversos tipos de caminhada nórdica. Em comum, têm o passo rápido e a postura dos braços ao longo da coluna. A partir dos 130 passos por minuto, onordic walking passa a se chamar power walking, uma modalidade só recomendada para os mais experientes.
O wogging walking acrescenta pesos nos pulsos e nos calcanhares. Já o nordic jogging é praticado com corrida, enquanto o hill walking se limita à escaladas. E tem mais: o aqua walking, a mais suave das variantes. Como é praticada dentro da água, o impacto nas articulações é mínimo sem deixar de exercitar a musculatura.
A modalidade mais popular continua sendo a básica, que qualquer um pode praticar, independente da faixa etária. E, se depender dos alemães, a caminhada nórdica conquistará definitivamente um espaço entre os esportes mais praticados no país.

Postagens mais visitadas deste blog

  ⚡️Você sabia que os bastões de caminhada nórdica  (nordic walking) são diferentes dos de trekking? Nesta VIDEO, mostramos a principal diferença!   ⭐️ Lembrando que na Caminhada Nórdica, não usamos bastões como bengalas ou muletas, mas sim para IMPULSIONAR   para frente  ➡️  

O que é Caminhada Nórdica (Nordic Walking) ?

O que é Caminhada Nórdica? A Caminhada Nórdica é uma forma de caminhada que inclui não apenas a ação das pernas como na caminhada normal, mas também a parte superior do corpo. Trata-se de caminhar com dois bastões. É um novo movimento que favorece todo o corpo . É agradável e muito eficaz e age de maneira suave mas eficiente, melhorando a força muscular, o sistema cardiovascular, a coordenação e a mobilidade.                                                                         A Técnica A Caminhada Nórdica não se limita ao simples "andar com bastões".  Cientistas e pesquisadores em biomecânica e fisiologia do esporte estudaram e aperfeiçoaram a técnica, que permite que até 90% dos músculos sejam ativados e obtenha muitos benefícios. Importante é aprender a técnica correta ...

Diferenças entre bastões de Caminhada Nórdica Vs Trekking /Hikking

  🟠 Bastões de Caminhada Nórdica: Esses são os bastões que você vê nas mãos das pessoas que praticam aquela caminhada super elegante, quase dançante 😜😜. A grande diferença aqui está nas alças e na técnica.   Os bastões de Caminhada Nórdica têm LUVAS especialmente projetadas que envolvem sua mão como uma luva de ciclismo, deixando seus dedos livres para segurar os bastões de maneira mais natural.   Isso ajuda a distribuir o peso e permite um movimento suave dos braços.   🔵 Bastões de trekking / Hikking: Esses são mais parecidos com os bons e velhos bastões de esqui, com ALÇAS que você coloca sua mão através de uma abertura e segura com os dedos.   Eles são   versáteis e geralmente usados para ajudar na estabilidade em trilhas acidentadas, subidas e descidas íngremes.   Como as alças não envolvem completamente a sua mão, você precisará de luvas confortáveis para evitar bolhas e para um melhor apoio em longas caminhadas. 🟢Resumindo, na Caminhada N...