Pular para o conteúdo principal
Os 5 benefícios da CAMINHADA NÓRDICA cientificamente comprovados:

 Está confirmado:
 A Caminhada Nórdica tem 5 pontos fortes que os cientistas têm medido e quantificado. Estudo publicado por Guinevere Hénot da Faculté de Médecine de Toulouse listou 5 benefícios da prática da Caminhada Nórdica.
1) Quer emagrecer? Há uma diminuição no índice de massa corporal ao fim de 12 meses de prática.
 
2) A prática da Caminhada Nórdica como única atividade física, atinge plenamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Com diversão e muito mais. Metade dos caminhantes da amostra analisada (55% de 50 anos ou mais), fazendo pelo menos 150 minutos por semana já estão nas recomendações de atividades físicas semanais com a única prática. 

3) Quanto mais você se move, mais você deseja mover-se. A partir dos 12 meses de prática, os caminhantes intensificam a sua prática. Eles gastam 2 horas ou até 3 horas caminhada nórdica semanal e acumulam cerca de 3 a 04:30hs de atividades físicas no total por semana.

4) Caminhada Nórdica é ideal para pessoas com mais de 60 anos. A prática está a aumentando de forma estatisticamente significativa a partir de 60 anos. Lesiona menos do que correr, melhora a frequência cardíaca e fortalece a musculatura esquelética para caminhar, e é recomendado para aqueles que desejam retomar a atividade física pós-aposentadoria.

5) Trabalha os músculos dos membros inferiores e melhora o equilíbrio. Finalmente, há uma melhoria estatisticamente significativa na pontuação de força muscular nos membros inferiores e do equilíbrio unipodal (em um pé) com os olhos abertos.

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Caminhada Nórdica (Nordic Walking) ?

O que é Caminhada Nórdica? A Caminhada Nórdica é uma forma de caminhada que inclui não apenas a ação das pernas como na caminhada normal, mas também a parte superior do corpo. Trata-se de caminhar com dois bastões. É um novo movimento que favorece todo o corpo . É agradável e muito eficaz e age de maneira suave mas eficiente, melhorando a força muscular, o sistema cardiovascular, a coordenação e a mobilidade.                                                                         A Técnica A Caminhada Nórdica não se limita ao simples "andar com bastões".  Cientistas e pesquisadores em biomecânica e fisiologia do esporte estudaram e aperfeiçoaram a técnica, que permite que até 90% dos músculos sejam ativados e obtenha muitos benefícios. Importante é aprender a técnica correta com instrutores certificados. Qual a origem da Caminhada Nórdica? História e situação atual A Caminhada Nórdica é hoje uma das atividades físicas recreativas de crescimento mais rápido

Você sabia que Caminhada Nórdica auxilia no tratamento da dor ?

✅ Luciane Duarte Rosa , educadora física e instrutora da FENWA (Federação Espanhola de Nordic Walking), sendo entrevistada pelo Dr.Renato Bender , anestesista  pós-graduado no Serviço de Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos , Acupuntura Médica, Medicina do Esporte, Medicina Intervencionista da Dor e Medicina Regenerativa e h oje dedicando integralmente à  Medicina da Dor .  #caminhadanordica #nordicwalking #marchanordica #saude #medicinadador #qualidadedevida #caminhada 

História da Caminhada Nórdica

História da Caminhada Nórdica A atividade originada na Escandinávia, especificamente da Finlândia, onde os esquiadores de cross-country começaram nos anos 30 do século passado, eles também começaram a treinar no verão, na ausência de neve. Nos anos 80,  Tom Rutlin  introduziu o Pole Walking nos EUA, introduzindo o uso de bastões semelhantes aos do esqui alpino. No entanto, o  Nordic Walking,  como o conhecemos hoje, foi introduzido pela primeira vez na Finlândia pela marca de equipamentos esportivos Exel em 1997. Um ano antes, em 1996, um graduado em ciências da atividade física,  Marko Kantaneva , comunicou os resultados de seus estudos e testes com bastões à empresa Exel. Juntos, eles aperfeiçoaram um conceito de movimento que recebeu o nome finlandês de "Sauvakäveli", "andando com bastões". Em 1997, sua apresentação foi introduzida na Finlândia como uma forma de treinamento autônomo, recebendo então o nome de "Caminhada Nórdica" (Nordic Walking)