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Os 5 benefícios da CAMINHADA NÓRDICA cientificamente comprovados:

 Está confirmado:
 A Caminhada Nórdica tem 5 pontos fortes que os cientistas têm medido e quantificado. Estudo publicado por Guinevere Hénot da Faculté de Médecine de Toulouse listou 5 benefícios da prática da Caminhada Nórdica.
1) Quer emagrecer? Há uma diminuição no índice de massa corporal ao fim de 12 meses de prática.
 
2) A prática da Caminhada Nórdica como única atividade física, atinge plenamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Com diversão e muito mais. Metade dos caminhantes da amostra analisada (55% de 50 anos ou mais), fazendo pelo menos 150 minutos por semana já estão nas recomendações de atividades físicas semanais com a única prática. 

3) Quanto mais você se move, mais você deseja mover-se. A partir dos 12 meses de prática, os caminhantes intensificam a sua prática. Eles gastam 2 horas ou até 3 horas caminhada nórdica semanal e acumulam cerca de 3 a 04:30hs de atividades físicas no total por semana.

4) Caminhada Nórdica é ideal para pessoas com mais de 60 anos. A prática está a aumentando de forma estatisticamente significativa a partir de 60 anos. Lesiona menos do que correr, melhora a frequência cardíaca e fortalece a musculatura esquelética para caminhar, e é recomendado para aqueles que desejam retomar a atividade física pós-aposentadoria.

5) Trabalha os músculos dos membros inferiores e melhora o equilíbrio. Finalmente, há uma melhoria estatisticamente significativa na pontuação de força muscular nos membros inferiores e do equilíbrio unipodal (em um pé) com os olhos abertos.

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Você sabia que Caminhada Nórdica auxilia no tratamento da dor ?

✅ Luciane Duarte Rosa , educadora física e instrutora da FENWA (Federação Espanhola de Nordic Walking), sendo entrevistada pelo Dr.Renato Bender , anestesista  pós-graduado no Serviço de Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos , Acupuntura Médica, Medicina do Esporte, Medicina Intervencionista da Dor e Medicina Regenerativa e h oje dedicando integralmente à  Medicina da Dor .  #caminhadanordica #nordicwalking #marchanordica #saude #medicinadador #qualidadedevida #caminhada 

O que é Caminhada Nórdica (Nordic Walking) ?

O que é Caminhada Nórdica? A Caminhada Nórdica é uma forma de caminhada que inclui não apenas a ação das pernas como na caminhada normal, mas também a parte superior do corpo. Trata-se de caminhar com dois bastões. É um novo movimento que favorece todo o corpo . É agradável e muito eficaz e age de maneira suave mas eficiente, melhorando a força muscular, o sistema cardiovascular, a coordenação e a mobilidade.                                                                         A Técnica A Caminhada Nórdica não se limita ao simples "andar com bastões".  Cientistas e pesquisadores em biomecânica e fisiologia do esporte estudaram e aperfeiçoaram a técnica, que permite que até 90% dos músculos sejam ativados e obtenha muitos benefícios. Importante é aprender a técnica correta com instrutores certificados. Qual a origem da Caminhada Nórdica? História e situação atual A Caminhada Nórdica é hoje uma das atividades físicas recreativas de crescimento mais rápido

Comparativo de atividades físicas

A Caminhada Nórdica (Nordic Walking) é uma atividade completa para todas as idades tendo baixo impacto e movimentando 90% dos músculos .  Aqui temos um comparativo entre a Caminhada Nórdica , Caminhada normal e bike . Utilizando-se uma quantidade maior de músculos, temos um gasto calórico maior entre 25 e 30% . Ótima atividade para quem quer e precisa emagrecer fazendo uma atividade física muito saudável.